quarta-feira, 2 de julho de 2008

Kiko e Quico

Kiko e Quico


Kiko (Como é chamado nos programas de Villagrán), ou Quico (Como é chamado na série “Chaves”, pois Chespirito o registrou com esse nome), é um dos personagens da série que está no grupo dos melhores. Com sua saída, em 1979, Villagrán mudou o nome do personagem, o qual era chamado de Quico e passou a se chamar Kiko, mas o personagem não só foi modificado em seu nome, e sim em seu perfil completo, veja a seguir uma comparação entre o Quico da série "Chaves", e o Kiko do programa “¡Ah, que Kiko!”:

Quico da série “Chaves”:

1- Um garoto mimado, que ganha uma vida fácil:

Quico é um garoto que ganha a vida fácil, pois a Velha Coroca, digo, a Dona Florinda, dá tudo o que o bochechudo deseja, seja brinquedos, lanches e doces. Todos os problemas que o Quico enfrenta, ele chama a sua mãe, a qual resolve tudo sem procurar saber o que realmente aconteceu, prejudicando o primeiro idiota que ver pela frente, o qual é o Chimpanzé Reumático, digo, o Seu Madruga. Quico está sempre se divertindo com sua infinidade de brinquedos, o que prova sua vida fácil.


2- Uma criança da classe alta, que não gosta de se meter com pessoas de classe inferior a sua, ou seja, a gentalha:

Quico é a criança que tem melhor condição financeira da vila, pois sua mãe, a Vela Derretida, digo, a Dona Florinda, recebe a pensão do seu falecido pai (O ex-marido de Dona Florinda). Quico se aproveita de sua condição financeira e está sempre invejando as crianças da vila: Seja com brinquedos, doces, dentre outros recursos. Quem é mais prejudicado com a maldade do Quico é o Chaves, pois ele é o garoto mais pobre da vila, por isso o garoto que tem “Bochechas de Buldogue Velho” se aproveita desse fato e o inveja: Seja com brinquedos, comida, dentre outras coisas (um dos maiores elementos responsáveis pelo humor do personagem). Quico trata, na maioria das ocasiões, as pessoas mais pobres (Chiquinha, Chaves, Seu Madruga) como pessoas excluídas, sem importância, ou seja, como uma “gentalha”.

3- Um garoto que tem uma imensa dificuldade de raciocínio:

Uma das principais características responsáveis pelo humor do personagem, a qual foi tão marcante que seu nome, Quico, se tornou sinônimo de burrice. A partir do momento que ele ganhou essa especialidade, em todos os lugares que o personagem passa, ele deixa um toque de burrice, além disso, essa característica dá para o personagem o título de “Campeão Mundial de Burrice”.

Kiko da série “¡Ah, que Kiko!”:

1- Um garoto pobre, de bom coração, que pra conseguir o que deseja deve trabalhar:

Kiko é um garoto pobre, que precisa trabalhar na venda “Surpresa” para conseguir o que deseja, o garoto conta com a ajuda do Seu Madruga (o qual para ele na série Chaves era “gentalha”) e do seu carinho, o “Fantomas”, além disso, o trabalho não deixa tempo para o menino brincar. Kiko tem um bom coração e gosta de ajudar os outros, um exemplo disso, é no episódio “Ajudando a Cinderela”, em que Kiko ajuda a Cinderela a ir a um baile, no qual ela irá se casar.

2- Um garoto burro, mas nem tanto, que já parece ter inaugurado seu cérebro:

Kiko continua tendo sua característica que lhe deu a fama: Ser burro. Na série “¡Ah, que Kiko!”, ele parece já ter inaugurado seu cérebro (e nem os convidou os amigos da vila para a tão esperada inauguração) , um exemplo disso, é no episódio “O Aniversário do Kiko”, em que Kiko faz uma armadilha quase perfeita para capturar um “ladrão”.

Depois dessa comparação, irei lançar três perguntas:

1- Será que o Quico (da série “Chaves”) precisaria trabalhar para ter o que deseja, como faz o Kiko (do programa “¡Ah, que Kiko!”)?

2- O Quico (da série "Chaves") seria tão bonzinho como o Kiko (do programa“¡Ah, que Kiko!” )?

3- É comum um garoto que tem o título de “Campeão Mundial de Burrice” criar uma armadilha quase perfeita?


A intenção de Villagrán, em mudar o perfil do personagem, era criar uma personalidade feita por ele próprio e não por Chespirito, isso foi uma verdadeira Kikada, digo, burrice, pois o resultado foi: Histórias que não tinham fundamento, um Kiko perdido em um lugar muito longe da vila, um Kiko que um fã não conhecia, ou seja, um Kiko que era uma “gentalha”.

A realidade é que Chespirito além de ser um grande ator, ele é também um grande escritor e sem ele, os atores deixam de ser excelentes humoristas, para serem bons atores, pois é ele que cria: As falas, os bordões, as histórias, dentre outras coisas. Um exemplo dessa dependência é o fato de que alguns atores do elenco, quando tentaram carreira solo, terem sido fracassados, foi isso que aconteceu com Villagrán:

Para ele ser excelente, Villagrán precisa de um grande escritor ao seu lado (que antes era Chespirito), sem Bolanõs os programas dele foram um verdadeiro fracasso, além do fato de ele criar um Kiko totalmente diferente do Quico da imaginação de Chespirito, o que contribuiu para o fracasso dos programas.

Em outras palavras, se pode dizer que Chespirito é um pequeno (por causa de seu tamanho) grande (por causa de sua capacidade) mestre, que abre as portas do sucesso para os outros atores, essa porta foi aberta para o Quico e fechada para o Kiko.

Postado por: Neto CH (neto_ch)
Contato: j.neto_ferraz@hotmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc Acha Que Alguém vai comentar um Lixo Desse?

Anônimo disse...

Cara, sinceramente? Eu adoro Chaves, e seui quase td sobre a série. E posso te garantir que Villagrán assim como Bolaños é um grande gênio. As séries não fizeram sucesso no Brasil! Quem me garante que na Venezuela entre outros paíse não fez o maior sucesso? E fracasso é esse seu texto... Como Chavesmaniaco você é um ótimo fã da Xuxa! Fracasso... só se for por vc ter nascido isso sim! Enquanto você estava vindo o Villagrán já tinha ido e voltado 19 vezes. E sem piadinhas com duplo sentido, por favor!

Anônimo disse...

Eu sou apaixonada pelo Carlos Villagrán, sendo Kiko ou Quico. De qualquer maneira sendo Kiko ou Quico, Villagran é o meu ídolo eu sei tudo sobre ele e meu maior sonho é poder conhecê-lo pessoalmente e poder apertar aquelas bochechinhas!!!

Anônimo disse...

A séries do Quico não fizeram sucesso em nenhum país.

E você não pode chamar ninguem de fracasso. Fracasso, são ás séries do Kiko. Quico, no Chaves é genial, um grande ator e humorista.
Mas não tem genialidade de escrever roteiros