domingo, 10 de agosto de 2008

20 anos após a morte de Ramón Valdez

No dia 09 de Agosto de 1988, morria um grande mestre, vítima de câncer no pulmão, que por causa de seu trabalho ficou conhecido em mais de 50 países, além de entrar para a vida de muitas pessoas: Ramón Valdez.
Nascido na Cidade do México, em 1923, Ramón atuou em diversos filmes na década de 1940, mas foi na década de 60 que se consagrou, ingressando com Roberto Bola de Anos, digo, Roberto Bolaños. Em sua filmografia destacam-se:

Calabacitas TiernasAy qué bonitas piernas!) (1948)
Soy Charro de Levita (1947)
El Chanfle (1979, feito com o elenco das séries CH)
Simbad el Mareado (1950)
La Marca del Zorrillo (1950)
El Mariachi Desconocido (1953)
La Vida No Vale Nada (1955)

Nas séries CH, fez vários personagens:

Seu Madruga:
Um homem viúvo (sua esposa morreu no nascimento de sua filha) que mora com Chiquinha, sua única filha. Ele é pobre, tem uma vida simples. Nos estudos, Seu Madruga passou três anos no primeiro ano do primário, e mais três no segundo. Depois, na sua fase adulta, teve uma oportunidade para ser menos burro, como disse o Kiko, fazendo um curso na escola onde as crianças estudam, mas isso não se passava de um plano para escapar de uma boa surra da Valentona do 14. Seu Madruga, atualmente, procura sobreviver como pode, fazendo vários serviços, como:
Barbeiro, Mecânico, Carpinteiro, Toureiro, Entregador, Fotógrafo, Pedreiro, Vendedor de Churros, Sapateiro, Homem do Saco, Leiteiro, Boxeador, Empresário Artístico, Jogador de Boliche, Pintor, dentre outros.
Seu Madruga vive fugindo: Seja do Senhor Barriga, por causa dos 14 meses de aluguel que o Madruga deve, seja da Dona Florinda, que o culpa de todos os problemas que acontece com Kiko, ou da Dona Clotilde, que sempre joga uma cantada no coitado. Apesar de todos os problemas, Seu Madruga sempre tenta levar um sorriso no rosto, além de ajudar o garoto Chaves.

Peterete:
Ladrão atrapalhado e resmungão, que não suporta as burrices do seu companheiro, o Chómpiras, um dos motivos para bater e ameaçar seu amigo. Todos os roubos desse ladrão dão errado, por causa de uma burrice do Chómpiras ou dele mesmo. Esse personagem viveu apenas nos anos 70, quando Ramón Valdez estava no elenco, depois, quando o ator saiu, o companheiro de Chómpiras deixava de ser Peterete para ser Botijão, personagem vivido por Vivar. No SBT, atualmente, todos os quadros de Chómpiras e Peterete são perdidos.

Vilões vividos por Ramón na série Chapolin:

Racha Cuca: Um bandido do Velho Oeste, que já tomou conta de um poço, além de arrumar muita confusão com um cantineiro.

Pistoleiro Veloz: Muito parecido com o Racha Cuca, só muda o nome, ele é tão rápido que pode roubar o calção do adversário sem que a vítima perceba.

Mão Negra: Bandido que teve apenas uma participação. Chama-se assim por causa que usa uma luva negra em sua mão, para não deixar pistas.

Tripa Seca: O mais famoso vilão da série. Tem Características de um bandido atual. Em episódios como "Operação Tripa Seca", sua participação é fundamental.

O próprio Chespirito confessou que Ramón Valdez foi o único ator que fez ele "se acabar" de rir. Por causa desse seu brilhante trabalho, mesmo depois de sua morte, Ramón Valdez continua colocando alegria na vida de muitos, pois é como o Vivar disse: "Ninguém se vai completamente"

Muito obrigado, Ramón Valdez!!!!!!!!!!