quinta-feira, 10 de julho de 2008

E ele voltou...!

E ele voltou...!

Dia 26/06, como sempre, um grupo de fãs estavam reunidos no Chat CH (tradicional conversa de MSN de usuários do FUCH) pela noite. Nesse dia Cleberson, usuário do FUCH e especialista sobre TV, disse que no fórum natelinha havia um tópico dizendo que haviam sido exibidas chamadas pelo SBT, anunciando a programação de férias, e entre os programas, estava chapolin. Obviamente, ninguém acreditou, pois ninguém também viu a chamada (até hoje nunca vi a chamada). Não era a primeira vez que diziam que chapolin ia voltar. Cleberson disse que ia postar o tópico no FUCH. Eu o disse para não fazer isso, pois estava óbvio que era uma mentira. Willian, moderador do fórum principal, postou o tópico, e, logo depois, várias pessoas apareceram dizendo que viram a chamada.
Por isso, que fique bem claro que o primeiro que descobriu a volta de chapolin foi Cleberson. (rsrsrsrs...)
Voltando ao assunto, começaram as especulações, devido ao fato da chamada só ter sido exibida para algumas localidades, e festa das pessoas que viram a mesma ser exibida pelo SBT. Acontece que, no dia 27 do mesmo mês, o usuário, administrador e colunista Fabão diz que viu outra chamada, porém com o enlatado americano “As Visões da Raven” no lugar do Polegar. A apreensão toma conta do “meio ch”. Seria de novo, Chapolin mais uma vez dando lugar a o terceiro enlatado americano? (os dois primeiros foram “Um Maluco no Pedaço”, e “Eu, a Patroa e as Crianças”, respectivamente) Mais uma vez ficaríamos sem chapolin na programação já decadente do SBT?
Na passagem do dia 29 para o dia 30, é de vez confirmada a exibição de Chapolin, apenas para SP e algumas outras praças, e no horário das 13h15, mesmo porque o chapolin passou a ter uma chamada própria veiculada no SBT. A felicidade tomou conta de todos os fãs. Finalmente teríamos o querido Vermelhinho de volta na programação do SBT.





Imagem da chamada anunciando a volta do chapolin


E logo na primeira semana de exibição já somos presenteados com quatro episódios inéditos no Brasil e nunca antes vistos com a dublagem MAGA. Os episódios foram:




. Cyrano de Bergérac



Episódio cativante e hilário que conta a história de Cyrano de Bergérac (Ramon Váldez), que era apaixonado por sua prima Roxana (Florinda Meza), que por sua vez gostava de Cristiano (Chespirito). Cyrano é caçoado por Cristiano no bar, e o desafia para um duelo de armas, sendo que uma delas não tem bala. Cyrano tem azar e fica com a arma sem balas, mas Cristiano não consegue matá-lo por ter peso na consciência de fazer algo tão terrível. Para agradecê-lo por tal ato de bondade, Cyrano ajudará Cristiano a conquistar Roxana. Mas tudo dá errado, e no final, Roxana descobre que quem gostava dela na verdade era Cyrano, e, diz que gostaria dele, independentemente do tamanho de seu nariz. Como todo episódio que conta uma história de época, é excelente. O melhor inédito da primeira semana.


. O Mendigo e a Pedra / O Extraterrestre




O primeiro se trata da história de um casal que pede a um mendigo que retire uma pedra da frente da casa deles (já que o marido está com o braço machucado), em troca de alguns centavos. O mendigo fica tentando tirar dinheiro deles. No final, a esposa tira a pedra da frente da casa e joga no mendigo.




O segundo conta a história de um extraterrestre que invade uma fazenda para pegar alguns animais. Os donos da fazenda, com medo, chamam o Chapolin Colorado. O extraterrestre pensa que o Chapolin também é um animal e passa a querer capturá-lo. Com o apoio da corneta paralisadora, chapolin, no final, consegue fazer com que o extraterrestre volte para seu planeta.


. A Tribo Discoteca




Esse inédito teve sua primeira versão lançada no primeiro Box da Amazonas Filmes, porém com final bem diferente dessa. Conta a história da antiga civilização dos discotecas que fora descoberta pelo professor Betuso e Florinda. Começam a aparecer muitos deles, e, com medo, invocam o Chapolin Colorado. O chefe discoteca quer se casar com Florinda, e diz que, se ela não cumprir o que ele quer, sacrificará todos eles. Chapolin se liberta e enfrenta eles, mas é re-capturado. O chefe discoteca então diz que, se o Chapolin derrotar o filho mais novo do chefe, ele libertará os três. Os dois lutam, e caem no poço sagrado. No final, Florinda descobre que estava sonhando com aquilo.


. Uma Conferência sobre um Chapolin


Episódio memorável e marcante, conta a história do surgimento do Chapolin (como herói latino-americano) e mostra seus melhores momentos. Junto com Cyrano de Bergérac, foi o melhor episódio inédito exibido da semana. Detalhe que esse episódio exibe cenas de episódios que nunca foram exibidos no Brasil (até o fechamento desta coluna), como “O Ladrão do Museu de Cera versão 1”.

Enfim, concluindo este texto, digo a vocês, amigos chavesmaníacos, que este pode ser um dos melhores momentos de chapolin de toda a história da exibição das séries no Brasil, só não é maior que os perdidos/inéditos de 2005/2007. E acima de tudo: aproveitem esses momentos de exibições raras extremamente, pois, é difícil que isso se repita daqui a alguns anos. Esse é o momento, aproveitem-no.

Abraços, de seu amigo Rubem Neto

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Kiko e Quico

Kiko e Quico


Kiko (Como é chamado nos programas de Villagrán), ou Quico (Como é chamado na série “Chaves”, pois Chespirito o registrou com esse nome), é um dos personagens da série que está no grupo dos melhores. Com sua saída, em 1979, Villagrán mudou o nome do personagem, o qual era chamado de Quico e passou a se chamar Kiko, mas o personagem não só foi modificado em seu nome, e sim em seu perfil completo, veja a seguir uma comparação entre o Quico da série "Chaves", e o Kiko do programa “¡Ah, que Kiko!”:

Quico da série “Chaves”:

1- Um garoto mimado, que ganha uma vida fácil:

Quico é um garoto que ganha a vida fácil, pois a Velha Coroca, digo, a Dona Florinda, dá tudo o que o bochechudo deseja, seja brinquedos, lanches e doces. Todos os problemas que o Quico enfrenta, ele chama a sua mãe, a qual resolve tudo sem procurar saber o que realmente aconteceu, prejudicando o primeiro idiota que ver pela frente, o qual é o Chimpanzé Reumático, digo, o Seu Madruga. Quico está sempre se divertindo com sua infinidade de brinquedos, o que prova sua vida fácil.


2- Uma criança da classe alta, que não gosta de se meter com pessoas de classe inferior a sua, ou seja, a gentalha:

Quico é a criança que tem melhor condição financeira da vila, pois sua mãe, a Vela Derretida, digo, a Dona Florinda, recebe a pensão do seu falecido pai (O ex-marido de Dona Florinda). Quico se aproveita de sua condição financeira e está sempre invejando as crianças da vila: Seja com brinquedos, doces, dentre outros recursos. Quem é mais prejudicado com a maldade do Quico é o Chaves, pois ele é o garoto mais pobre da vila, por isso o garoto que tem “Bochechas de Buldogue Velho” se aproveita desse fato e o inveja: Seja com brinquedos, comida, dentre outras coisas (um dos maiores elementos responsáveis pelo humor do personagem). Quico trata, na maioria das ocasiões, as pessoas mais pobres (Chiquinha, Chaves, Seu Madruga) como pessoas excluídas, sem importância, ou seja, como uma “gentalha”.

3- Um garoto que tem uma imensa dificuldade de raciocínio:

Uma das principais características responsáveis pelo humor do personagem, a qual foi tão marcante que seu nome, Quico, se tornou sinônimo de burrice. A partir do momento que ele ganhou essa especialidade, em todos os lugares que o personagem passa, ele deixa um toque de burrice, além disso, essa característica dá para o personagem o título de “Campeão Mundial de Burrice”.

Kiko da série “¡Ah, que Kiko!”:

1- Um garoto pobre, de bom coração, que pra conseguir o que deseja deve trabalhar:

Kiko é um garoto pobre, que precisa trabalhar na venda “Surpresa” para conseguir o que deseja, o garoto conta com a ajuda do Seu Madruga (o qual para ele na série Chaves era “gentalha”) e do seu carinho, o “Fantomas”, além disso, o trabalho não deixa tempo para o menino brincar. Kiko tem um bom coração e gosta de ajudar os outros, um exemplo disso, é no episódio “Ajudando a Cinderela”, em que Kiko ajuda a Cinderela a ir a um baile, no qual ela irá se casar.

2- Um garoto burro, mas nem tanto, que já parece ter inaugurado seu cérebro:

Kiko continua tendo sua característica que lhe deu a fama: Ser burro. Na série “¡Ah, que Kiko!”, ele parece já ter inaugurado seu cérebro (e nem os convidou os amigos da vila para a tão esperada inauguração) , um exemplo disso, é no episódio “O Aniversário do Kiko”, em que Kiko faz uma armadilha quase perfeita para capturar um “ladrão”.

Depois dessa comparação, irei lançar três perguntas:

1- Será que o Quico (da série “Chaves”) precisaria trabalhar para ter o que deseja, como faz o Kiko (do programa “¡Ah, que Kiko!”)?

2- O Quico (da série "Chaves") seria tão bonzinho como o Kiko (do programa“¡Ah, que Kiko!” )?

3- É comum um garoto que tem o título de “Campeão Mundial de Burrice” criar uma armadilha quase perfeita?


A intenção de Villagrán, em mudar o perfil do personagem, era criar uma personalidade feita por ele próprio e não por Chespirito, isso foi uma verdadeira Kikada, digo, burrice, pois o resultado foi: Histórias que não tinham fundamento, um Kiko perdido em um lugar muito longe da vila, um Kiko que um fã não conhecia, ou seja, um Kiko que era uma “gentalha”.

A realidade é que Chespirito além de ser um grande ator, ele é também um grande escritor e sem ele, os atores deixam de ser excelentes humoristas, para serem bons atores, pois é ele que cria: As falas, os bordões, as histórias, dentre outras coisas. Um exemplo dessa dependência é o fato de que alguns atores do elenco, quando tentaram carreira solo, terem sido fracassados, foi isso que aconteceu com Villagrán:

Para ele ser excelente, Villagrán precisa de um grande escritor ao seu lado (que antes era Chespirito), sem Bolanõs os programas dele foram um verdadeiro fracasso, além do fato de ele criar um Kiko totalmente diferente do Quico da imaginação de Chespirito, o que contribuiu para o fracasso dos programas.

Em outras palavras, se pode dizer que Chespirito é um pequeno (por causa de seu tamanho) grande (por causa de sua capacidade) mestre, que abre as portas do sucesso para os outros atores, essa porta foi aberta para o Quico e fechada para o Kiko.

Postado por: Neto CH (neto_ch)
Contato: j.neto_ferraz@hotmail.com